Olá,
Ontem fui a consulta esta tudo bem!! :)Ouviu-se o coração a bater (ouve-se muito melhor no aparelho da médica do que no meu….:()
Mas ontem também soube o resultado do rastreio que fiz….e para Sindrome de Down deu positivo!!! E pela percentagem em cada 70 mulheres com esta percentagem uma é verdadeira e 69 não!!! No entanto o médico do laboratório falou comigo e explicou-me que não pode contar com o valor da medida da nuca porque para aquele exame devia ter sido medido até as 13,6 semanas e foi as 14,1 (mas pode ser medido para saber se é uma valor normal ou não, e é deu 1,3mm e só é considerado risco a partir de 2,5mm)!!! Por esse motivo o meu valor é inflacionado!!!E ainda me disse o normal da medida da nuca é aumentar ao longo do tempo, e a sua está tão pequenina, que se eu entrasse com esse valor (a partida seria = ou menor) o rastreio já dava negativo.
Quando falei com ele fiquei revoltada, para que fui fazer um exame, destes??? Mas não fiquei preocupada, entretanto falei com a minha médica na consulta e ela disse que o normal é ir fazer a aminiosintese para ter a certeza que esta tudo bem, embora também acredite que está, porque o valor da medida da nuca é pequenino…. Na medica fiquei triste e chorei….chorei muito… chorei mais porque eu não quero ir fazer a aminosintese e sabia que o meu marido queria!!!
À noite mais calma (embora chorasse na mesma), falei com o meu marido. Ele era de opinião de eu fazer a aminiosintese, embora ache que vai dizer que esta tudo bem, mas para nos tranquilizar…E expliquei-lhe as minhas razões, e ele disse para eu decidir, que assinava por baixo a minha decisão!!! Fiquei contente…:) E decidi que não vou fazer aminiosiontese nenhuma, porque:
- Existe o risco de 1% ou 0,5 (difere de sitio para sitio) de aborto
- É um exame que a seguir exige repouso e muitos cuidados para não abortar
- Porque pelo que me disse o médico o exame ta inflacionado
- Porque acho, sinto que a minha menina é saudável
- Por fim porque mesmo que não seja saudável é minha filha e não a Amo menos por isso e era incapaz de abortar…
Por todos os motivos explicados em cima, não faz sentido nenhum eu ir expor-nos a um risco!!! E que se o exame me dissesse que a minha menina era saudável depois de eu ter abortado devido ao exame, nunca na vida me desculparia!!!
Estou com medo é verdade, mas acredito que está tudo bem...e que acima de tudo tomei a decisão correcta!!!
Beijinhos,
P.S -> Desculpem o testamento mas para perceberem tudo, tinha que ser…