Lilypie Fourth Birthday tickers Lilypie First Birthday tickers

quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Uma decisão muito dificil

Olá,

Ontem fui a consulta esta tudo bem!! :)Ouviu-se o coração a bater (ouve-se muito melhor no aparelho da médica do que no meu….:()

Mas ontem também soube o resultado do rastreio que fiz….e para Sindrome de Down deu positivo!!! E pela percentagem em cada 70 mulheres com esta percentagem uma é verdadeira e 69 não!!! No entanto o médico do laboratório falou comigo e explicou-me que não pode contar com o valor da medida da nuca porque para aquele exame devia ter sido medido até as 13,6 semanas e foi as 14,1 (mas pode ser medido para saber se é uma valor normal ou não, e é deu 1,3mm e só é considerado risco a partir de 2,5mm)!!! Por esse motivo o meu valor é inflacionado!!!E ainda me disse o normal da medida da nuca é aumentar ao longo do tempo, e a sua está tão pequenina, que se eu entrasse com esse valor (a partida seria = ou menor) o rastreio já dava negativo.

Quando falei com ele fiquei revoltada, para que fui fazer um exame, destes??? Mas não fiquei preocupada, entretanto falei com a minha médica na consulta e ela disse que o normal é ir fazer a aminiosintese para ter a certeza que esta tudo bem, embora também acredite que está, porque o valor da medida da nuca é pequenino…. Na medica fiquei triste e chorei….chorei muito… chorei mais porque eu não quero ir fazer a aminosintese e sabia que o meu marido queria!!!

À noite mais calma (embora chorasse na mesma), falei com o meu marido. Ele era de opinião de eu fazer a aminiosintese, embora ache que vai dizer que esta tudo bem, mas para nos tranquilizar…E expliquei-lhe as minhas razões, e ele disse para eu decidir, que assinava por baixo a minha decisão!!! Fiquei contente…:) E decidi que não vou fazer aminiosiontese nenhuma, porque:
- Existe o risco de 1% ou 0,5 (difere de sitio para sitio) de aborto
- É um exame que a seguir exige repouso e muitos cuidados para não abortar
- Porque pelo que me disse o médico o exame ta inflacionado
- Porque acho, sinto que a minha menina é saudável
- Por fim porque mesmo que não seja saudável é minha filha e não a Amo menos por isso e era incapaz de abortar…

Por todos os motivos explicados em cima, não faz sentido nenhum eu ir expor-nos a um risco!!! E que se o exame me dissesse que a minha menina era saudável depois de eu ter abortado devido ao exame, nunca na vida me desculparia!!!

Estou com medo é verdade, mas acredito que está tudo bem...e que acima de tudo tomei a decisão correcta!!!

Beijinhos,

P.S -> Desculpem o testamento mas para perceberem tudo, tinha que ser…

13 comentários:

Mar disse...

É realmente uma decisão difícil!
Dos casos que tenho conhecimento, fizeram a amniocentese, correu tudo bem e não havia problema algum. Mas cada caso é um caso e eu não sei o que faria se tivesse de tomar essa decisão, só mesmo passando pelas situações para decidirmos como agir.

Se decidiste assim, acho que fizeste bem. Pensas no bem-estar do bébé acima de tudo, que é o mais importante e que o queres acima de tudo. Ainda por cima com a indicação da medida da nuca, tudo leva a crer que está tudo bem.

Mas, como disse, é uma questão difícil e pessoal e só a vocês cabe tomá-la.

Fico a torcer para que corra tudo bem e espero novidades.

Beijinhos e força.

Graça disse...

A decisão é sempre tua e argumentaste-a muito bem!

Segue o teu coração e se Deus quiser está tudo bem com o bebe :)

Bj grande ******

Vanessa Kirnicki disse...

Sabes o meu caso foi diferente pois eu sempre disse que quando engravidasse queria fazer uma aminiosiontese e em caso do bebe ter algum problema eu iria abortar. Podia cortar me o coracao e ate chorar meses mas era o melhor para o bebe e ate para mim. Pois uma crianca assim sempre ira sofrer e sempre dependera de mim e nao viverei para sempre para tomar conta dele. Mas a medica fez me esse exame da nuca e disse que era uma estupidez eu fazer a aminiosiontese pois nao tenho casos desses na familia, tenho 21 anos e somos saudaveis. Eu tenho um irmao de 7 anos e a minha mae fez uma aminiosiontese pois ja tinhas 32 anos e ela disse que nao lhe custou nada, so teve que ficar de cama o dia a seguir da aminiosiontese e tudo correu bem. Hoje em dia e mto dificil abortar por causa disso! Enfim mas isso e a vossa decisao. Acho que se esse teste nao implica nada para ti acho que nao devas fazer... Vais ver que a tua menina vai sair perfeitinha linda e forte e nao penses mto nisso pois tudo vai correr bem...
Beijinhooos

Maria disse...

Só uma mãe na tua situação consegue avaliar a melhor decisão a tomar...acredito que tomaram a correcta. E principalmente seja qual for a decisão jamais te arrependerás:)

Bjs com abraço forte************************

Unknown disse...

Apoio a tua decisão! Só a mãe sabe o que é melhor para a sua bebé. Agora que decidiste não penses mais no assunto e mantém um espírito positivo!

Beijinhos e força!

E obrigada pelas visitinhas ao nosso blogue

MaLLu disse...

Fazes lindamente. Os meus rastreios deram negativos, mas enquanto esperavamos lemos muito e concluimos que se fossem positivos nada fariamos. O risco do exame é amis alto do que a probabilidade de o bebé ter de facto um problema.
Respira fundo e curte a gravidez!
Bjs

disse...

ola vania.que feliz que fico sabendo que esta tudo bem contigo e com a menina(ainda nao sabia o sexo,depois das ferias nao voltei à net).bom agora ha esse risco,mas digo do fundo do coraçao que és uma mama corajosa,concordo perfeitamente com a tua reacçao,se assim desejas é assim que deves fazer.e vais ver que a tua filhota,maria ou diana(prefiro diana,porque marias ha muitas,hihi!!)esta boa.beijinhos grandes.

Cristiana disse...

Olá,
é a primeira vez que visito o vosso blog, e deparei-me com o vosso post! É uma réplica de determinada fase por que passei na minha gravidez. Tb fiz o rastreio e deu positivo, e estava com esse mesmo tempo de gestação. Mas, e o R. não tinhamos dúvidas, decidimos que a amnio tinha de ser feita, e que se fosse para a bebé nascer, não era esse exame que o ía impedir. Então decidimos que caso o resultado fosse positivo, não se falaria mais nisso, pq era para se desistir...
Mas no fundo sabiamos que estava tudo bem, sempre esteve em todos os exames, e porquê acreditar mais justamente naquele?
Ag pensando no que se passou, acho que fazia tudo de novo, mas não quero influenciar ng, pq alias cada pessoa é que sabe q caminho seguir, e cada caso é um caso. Não acho q devamos julgar esta ou aquela pessoa pela decisão q toma numa situaçao destas (de trissomia), pq na verdade é muito complicado....
Beijos para vocês, e espero ter ajudado com o meu testemunho.
Visitem-nos sempre q quiserem para verem a nossa Princesa!
Cris

Carla disse...

Olá querida.
Realmente é uma situação dificil. Deves ter sido confrontada com um turbilhão de emoções avassaladoras.
A decisão está tomada, e para além de te guiares pelo teu instinto, acredito que tenha tb influenciado na tua decisão, a opinião da tua médica.
Muita luz
Carla

Maria disse...

Vamos privatizar.

Bjs

até já

Angel disse...

Querida que aflição deve ter sido.
Tenho mtas amigas que fizeram o exame e ñ lhes custou nada nem lhes aconteceu nada, ficaram em casa uns 4 dias e depois ñ poderam fazer esforços, nada mais. Mas a decisão é vossa e se achas que esta tudo bem, força!
Bjs

Veruska disse...

Ola!
é a 1ª vez que estou no teu blog. Deparei-me no teu post e acredito que tenhas tomado a melhor decisão. Ainda nao sei o resultado do meu rastreio pq estive costipadinha e so agora o fui fazer, estou a espera de dia 30 para ir ao medico e saber o resultado. Só passado pela situação é que nós sabemos qual vai ser o nosso veredicto final , mas tenho quase a certeza que irei ter a mesma opinião que tu e com a mesma incerteza... :)
Vou voltar para saber como estão. Passa pelo meu tb, serás bem vinda.
Beijoca boa e muita calma amiga!! estou contigo!!

Cakuxa disse...

Olá Amiga

Acho que a decisão foi tomada e agora é olhares em frente, realmente é uma decisão hiper dificil, eu estava a ler-te com o coração apertado!

Vai estar td bem com a Vossa bebé!

Um grande beijinho!
Cakuxa